SOS Cozinhas

No âmbito do projeto de pesquisa Espaço Educacionais Inovadores, desenvolvido pelo LPP em parceria com as Universidades de Sassari e de Firenze, na Itália, que estuda as possibilidades de inserção destes espaços no quadro geral das políticas públicas e de desenvolvimento urbano, se apresenta aqui o projeto SOS.Cozinha.

Pare-se do princípio que a cidade é o espaço educacional por excelência. Assim sendo, entende-se que os equipamentos destinados à educação podem e devem ampliar e consolidar suas relações com a cidade e explorar sua privilegiada inserção urbana. Para tanto este projeto de pesquisa prevê ações de campo que verifiquem esta sua hipótese.

No atual quadro de emergência sanitária se mostra importante que se possa aplicar estas considerações iniciais e os resultados das pesquisas já obtidos até o momento em ações práticas que resultem simultaneamente em benefícios coletivos urgentes e imediatos e no desenvolvimento da proposta geral.

Assim sendo se propõe aqui uma ação concertada entre a Universidade e seu potencial de atuar nas áreas de formação, planejamento, articulação institucional e voluntariado, o poder público e sua capacidade operacional e outras instituições da sociedade civil organizada com suas experiências e potencialidades.

Esta ação consiste em explorar a potencial centralidade urbana, o simbolismo e a funcionalidade dos equipamentos escolares, em especial suas áreas livres e suas cozinhas, para a produção e a distribuição emergencial de alimentos para parcela importante da população que vive em condições de extrema vulnerabilidade.