A cidade e o varejo

Coordenação Profa. Dra. Larissa Campagner

Pesquisa financiada pelo MackPesquisa (Etapa 1) e pela Associação Comercial de São Paulo (Etapa 2) em andamento.

Etapa 1 – veja aqui

A pesquisa Conhecendo os Polos Varejistas de Rua da Cidade de São Paulo encerra sua primeira etapa.

Fruto de um trabalho que levantou e mapeou mais de 400 polos, diversificados e especializados, esta etapa se encerra com a apresentação de um mapeamento inédito dos principais polos varejistas de rua da cidade e sua classificando em três níveis.

A relação entre a atividade varejista e cidade é simbiótica. Não há cidade onde esta atividade não esteja presente. Ela eleva a qualidade da vida urbana, faz circular riqueza e gera emprego e renda. A atividade varejista responde por 23% do PIB e chega a 64% incluindo veículos e construção civil.

Mesmo assim, é possível afirmar ser uma atividade ainda pouco conhecida. Por este motivo, a Universidade Presbiteriana Mackenzie e a Associação Comercial de São Paulo uniram-se para realizar esta pesquisa: Conhecendo os Polos Varejistas de Rua da Cidade de São Paulo.

Nesta etapa foi também desenvolvida e aplicada a Metodologia para Levantamento dos Polos Varejistas de Rua – MELPO, que se serve de levantamentos de campo e outras fontes, e tem como objetivo a criação de um banco de dados sobre o tema. Coerente com sistemas Big Data, seu desenvolvimento permitirá sua utilização em qualquer cidade.

Este Banco de Dados, que no futuro será de acesso público, conterá informações que auxiliarão tanto a tomada de decisões no setor privado quanto a formulação de políticas públicas por parte de governos. Será uma ferramenta importante para o pequeno e médio empreendedor, que tem pouco acesso a informações complexas, e para o poder público na formulação de suas políticas de qualificação do espaço urbanos, possibilitando o acompanhamento de seu desempenho.

Por fim, a pesquisa traz um Índice de Qualidade Urbanística dos polos varejistas de rua que aponta suas qualidades, potencialidades e deficiências, aproximando o cidadão da atividade de comércio, influenciando na sua qualificação, que é o seu principal objetivo.