A cidade e o varejo

Coordenação Profa. Dra. Larissa Campagner
Supervisão Prof. Dr. Valter Caldana

[Etapa 1 – veja aqui]

A pesquisa Conhecendo os Polos Varejistas de Rua da Cidade de São Paulo encerra sua primeira etapa.

Fruto de um trabalho que levantou e mapeou mais de 400 polos, diversificados e especializados, esta etapa se encerra com a apresentação de um mapeamento inédito dos principais polos varejistas de rua da cidade e sua classificando em três níveis.

A relação entre a atividade varejista e cidade é simbiótica. Não há cidade onde esta atividade não esteja presente. Ela eleva a qualidade da vida urbana, faz circular riqueza e gera emprego e renda. A atividade varejista responde por 23% do PIB e chega a 64% incluindo veículos e construção civil.

Mesmo assim, é possível afirmar ser uma atividade ainda pouco conhecida. Por este motivo, a Universidade Presbiteriana Mackenzie e a Associação Comercial de São Paulo uniram-se para realizar esta pesquisa: Conhecendo os Polos Varejistas de Rua da Cidade de São Paulo.

Nesta etapa foi também desenvolvida e aplicada a Metodologia para Levantamento dos Polos Varejistas de Rua – MELPO, que se serve de levantamentos de campo e outras fontes, e tem como objetivo a criação de um banco de dados sobre o tema. Coerente com sistemas Big Data, seu desenvolvimento permitirá sua utilização em qualquer cidade.

Este Banco de Dados, que no futuro será de acesso público, conterá informações que auxiliarão tanto a tomada de decisões no setor privado quanto a formulação de políticas públicas por parte de governos. Será uma ferramenta importante para o pequeno e médio empreendedor, que tem pouco acesso a informações complexas, e para o poder público na formulação de suas políticas de qualificação do espaço urbanos, possibilitando o acompanhamento de seu desempenho.

Por fim, a pesquisa traz um Índice de Qualidade Urbanística dos polos varejistas de rua que aponta suas qualidades, potencialidades e deficiências, aproximando o cidadão da atividade de comércio, influenciando na sua qualificação, que é o seu principal objetivo.


Fruit d’un travail qui a permis de cartographier plus de 400 centres, diversifiés et spécialisés, cette étape se termine par la présentation d’une cartographie sans précédent des principaux centres commerciaux de rue de la ville et son classement sur trois niveaux.

La relation entre l’activité commerciale et la ville est symbiotique. Il n’y a pas de ville où cette activité n’est pas présente. Il améliore la qualité de vie urbaine, fait circuler la richesse et génère des emplois et des revenus. L’activité de commerce de détail (retail commerce – comércio varejista) représente 23% du PIB brésilien et atteint 64%, y compris les véhicules et la construction civile.

Même ainsi, il est possible de dire que c’est encore une activité peu connue. Pour cette raison, Universidade Presbiteriana Mackenzie et Associação Comercial de São Paulo se sont associées pour mener cette recherche: Connaître les pôles de vente au détail de rue de la ville de São Paulo et l´importance de l´urbanité à sa constitution.

À cette étape, la méthodologie d’enquête sur les pôles de vente au détail de rue – MELPO a également été développée et appliquée en utilisant des enquêtes sur le terrain et d’autres sources, et vise à créer une base de données sur le sujet. Conforme aux systèmes Big Data, son développement permettra son utilisation dans n’importe quelle ville.

Cette base de données, qui sera à l’avenir accessible au public, contiendra des informations qui aideront à la fois la prise de décisions dans le secteur privé et la formulation de politiques publiques par les gouvernements.

Ce sera un outil important pour les petites et moyennes entreprises, qui ont peu accès à des informations complexes, et pour les pouvoirs publics dans la formulation de leurs politiques de qualification de l’espace urbain, permettant le suivi de leurs performances. 

Enfin, la recherche apportera un indice de qualité urbaine (urban quality score) des  rôles commerciaux de rue qui soulignera leurs qualités, leurs potentialités et leurs besoins, rapprochant le citoyen de l’activité commerciale et influençant sa qualification, qui est son objectif principal.

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Pesquisa financiada pelo MackPesquisa (Etapa 1) e pela
Associação Comercial de São Paulo (Etapa 2 – 2020) em andamento