Programa Voluntário de Formação Complementar

O LPP – Laboratório de Projetos e Políticas Públicas mantém um Programa Voluntário de Formação Complementar que tem vagas para estudantes, pesquisadores e estagiários nas áreas de pesquisa, projetos e extensão.

O Programa tem por objetivo aproximar estudantes das atividades nacionais e internacionais desenvolvidas no laboratório – convênios, estágios, workshops, pesquisas, publicações, iniciação científica, monitorias e outros – em suas várias dimensões.

Espera-se que a partir desta aproximação o estudante possa vivenciar e desenvolver suas habilidades e vocações em áreas de seu interesse específico, aprofundando e produzindo conhecimento e complementando sua formação com orientação e acompanhamento.

. Pré requisitos

Não há pré-requisitos.

Serão aceitas indistintamente inscrições de alunos de graduação em AU e Design, e de outros cursos da UPM, dos programas de pós-graduação e estudantes recém formados que queiram se preparar para a carreira acadêmica.

A alocação dos candidatos em cada projeto se dará de acordo com seu nível de formação, interesse pessoal e necessidade das atividades em andamento no laboratório

. Inscrições

As inscrições para o Programa Voluntário de Formação Complementar são em fluxo contínuo, e podem ser feitas clicando aqui , manifestando interesse nas áreas abaixo.

. extensão:
organização de eventos e workshops nacionais e internacionais, publicações e comunicações, participação em atividades comunitárias;
. pesquisa:
desenvolvimento de pesquisas teóricas e práticas em áreas que vão do patrimônio histórico edificado ao desenho urbano e;
. estágio em projetos:
desenvolvimento de projetos de design, arquitetura e urbanismo

O preenchimento do formulário de inscrição é imprescindível para a participação no processo seletivo interno e início das atividades no laboratório.

. Período das atividades

O período de permanência no programa varia de acordo com cada projeto e a carga horária mínima é de 16 horas semanais. Será dada preferência para quem apresentar maior disponibilidade de horário.

As atividades no laboratório ocorrem no três períodos, matutino, vespertino e noturno. Sendo um programa voluntário, não há remuneração.

No entanto o Laboratório conta eventualmente com cotas de bolsas de estudo da Universidade e do Instituto Presbiteriano Mackenzie, do MackPesquisa, de agências públicas de fomento como CAPES, CNPq e FAPESP além de outras instituições e empresas.  Estas bolsas são alocadas de acordo com a participação de cada estudante em cada projeto.

São emitidos múltiplos certificados, de acordo com o tipo de participação.

Seja bem vind@
inscreva-se aqui

Equipe LPP

Atenção: Temporariamente, em função das restrições impostas pela pandemia, informamos que as inscrições no Programa de Formação Complementar estão limitadas a estudantes dos cursos de graduação e programas de pós-graduação da Universidade Presbiteriana Mackenzie.