TFG experimental internacional

PROJETAR ARQUITETURA, CONSTRUIR CIDADES

inscreva-se aqui

A proposta desta atividade experimental do trabalho final de graduação se articula em torno da reafirmação de seu caráter formativo, transdisciplinar, crítico e prático.  O que se propõe é que o Trabalho de Graduação seja desenvolvido pelo grupo de alunos, professores e pesquisadores de uma maneira colaborativa, participativa e prospectiva. O acompanhamento do desenvolvimento dos trabalhos dos estudantes se dá de forma compartilhada entre os professores.

O principal objeto de estudo será o processo de elaboração do projeto e não apenas seu resultado. O que se buscará é explicitar o processo de criação da Arquitetura e Urbanismo desde seu início no despertar do interesse do arquiteto e da arquiteta pelo tema até as primeiras propostas apresentadas e, em seguida, seu desenvolvimento e materialização. 
 
A proposta é trabalhar a ideia de centralidades, investigando desde a sua própria conceituação no contexto de uma megametrópole até as possibilidades de ação e proposição de novos e mais complexos programas qualitativos, físicos e funcionais, à altura dos desafios e das características da contemporaneidade.

Qual o papel do arquiteto no século XXI e quais os limites, fronteiras e metodologias que caracterizam sua atuação? 

Estas são algumas questões que os estudantes deverão investigar e sobre as quais deverão refletir, fazendo com que seus resultados estejam presentes no seu próprio TFG. 

. Tema Geral: Projetar Arquitetura, Construir Cidades
. Tema Específico: Livre escolha do estudante
. Área de estudo: A definir
. Enfoques: variados, de acordo com as propostas individuais apresentadas por cada estudante
. Escalas de estudo, intervenção e projeto: do desenho urbano ao projeto do detalhe construtivo, da intervenção metropolitana à escala local
. Duração: 1 ano letivo
. Público: alunos de graduação que ingressarão no TFG I / 9ª etapa – matutino, vespertino e noturno
. Matrícula: será efetuada a matrícula normal no TFG e simultaneamente no Programa
. Horário de atividades: tarde e noite, diariamente
. Cronograma: o cronograma final será adaptado de acordo com o cronograma oficial do TFG Mack e em função do número de participantes.
. Desenvolvimento dos trabalhos: Os trabalhos serão desenvolvidos individualmente e coletivamente, a partir de metodologias colaborativas, em São Paulo, com orientação de professores do Mackenzie e das Universidades parceiras.
No TFG II as atividades conjuntas se repetem, havendo avaliações dos trabalhos realizadas por professores das universidades parceiras (presenciais, se possível, e on line).
. Língua: Inglês, Italiano, Francês, Espanhol e Português
. Vagas: 10 (dez)
. Custo adicional: não há custos adicionais.
. Caso haja a possibilidade, em função da pandemia, haverá atividades internacionais, opcionais. Os custos destas atividades opcionais correrão por conta dos estudantes.
. Natureza da atividade: híbrida, com atividades presenciais individuais e coletivas e atividades remotas, on line.
. Certificados: por se tratar de atividade multidisciplinar, serão conferidos certificados de ensino, pesquisa, extensão. 

Equipe de professores, consultores e tutores

Coordenação
Valter Caldana (Mackenzie)
Professores
Sami Bussab, Guilherme Michelin, Afonso Celso Vanoni
Consultores
Roseli D´Elboux, Tereza Herling, Luiz Eduardo Guimarães Dias, Mariana Rolim (UAM), Andres Borthagaray – Universidade de Palermo/AR, Elena Dorato, Romeo Farinella e Laura Abbruzzese – Universidade de Ferrara, Gianluigi Mondaini, Paolo Bonvini – Universidade Politécnica delle Marche, Gabriela Restaino – Universidade La Sapienza di Roma e equipe de professores e pesquisadores do LPP (conheça aqui)
Tutores
Linconl Paiva, Haniel Israel, Nayara Pires, Rita Patron, Elias, Kassio Massa, Carolina Yurie, Maira Vucovix, Maurício Nero, André França

inscreva-se aqui

Mais informações?
envie mensagem para lpp@lpp.arq.br